“Aparentemente, a Sony Music é dona do meu ‘Bedroom’ (…). Posso entender o pedido deles de retirar uma cover, mas a única que posso imaginar que levaria a isso seria a do Dylan“. Assim, Bradford Cox, o cabeça por trás do Deerhunter e do Atlas Sound, mostrou seu espanto com a atitude da Sony Music de deletar os arquivos dos seus quatro discos oferecidos gratuitamente essa semana.
A série “Bedroom Databank”, de quatro volumes, começou a ser postada no blogue oficial da banda na última segunda-feira, dia 22 de novembro. Cox liberou um volume por dia. Mas na sexta-feira, dia 26, veio o aviso da Sony: “The file Atlas_Sound_Bedroom_Databank_Vol_2.zip identified by the key (17q0oya5mkx84ow) has been deleted by Sony Music Entertainment on November 26, 2010 at 12:44pm (…)“. Os arquivos estavam nos servidores da Mediafire.
Curiosamente, apenas os volumes 2, 3 e 4 foram deletados; e o volume 1, justamente o que tem a cover de Bob Dylan, This Wheel’s On Fire, foi poupado. Cox, porém, não se deu por vencido: já subiu novos arquivos pro Mediafire e publicou os novos links nos mesmos posts do blogue.
Os quatro discos foram gravados entre agosto e novembro de 2010, basicamente na casa do músico, direto no computador. Na maioria das canções, Cox toca todos os instrumentos. É, portanto, o que se pode chamar de “discos de autor”, o que só aumenta o espanto causado pela atitude sem motivo da Sony.
A política anti-pirataria e de “preservação dos copyrights”, de tão paranóica, às vezes faz as vítimas erradas. Vale sempre questionar quem de fato detém os direitos de uma obra musical. O artista pode ou não pode dar suas músicas de graça? Com a Internet, mídias sociais, proliferação da banda larga, YouTube etc. fica difícil segurar uma música. Uma vez na rede, não há muito o que fazer. No mesmo dia em que a Sony deletou os arquivos, era possível achar as músicas de todos os Bedroom Databank em dezenas de blogues especializados. Era o que o artista queria, provavelmente.
Talvez tenha sido não só um erro da gravadora, como uma atitude vã.
—
Pra baixar o volume 1, clique aqui.
Pra baixar o volume 2 e 3, clique aqui.
Pra baixar o volume 4, clique aqui.
—
Para ler o desdobramanto final dessa história, em que a Sony pede desculpas pelo ocorrido (“Nós avisamos a Mediafire que os títulos foram removidos por engano. Nós comunicamos tudo isso a Bradford Cox e seu empresário”, disse a gravadora), vá aos parceiros do Rock’n’Beats.
[…] Cox sacudiu a poeira da polêmica da Sony com seu Atlas Sound, pra fazer sua estreia na tevê estadunidense, agora com sua outra banda, o […]
[…] O Atlas Sound, recentemente, lançou uma série de quatro discos gratuitos que deu o que falar, por causa de uma briga com a grav…. […]