“Woodstock”, a música, é um clássico. Um dos maiores da Joni Mitchell. A história da música é interessante: ela a escreveu quando o namorado à época contou-lhe sobre o festival. Mitchell não participou de Woodstock, veja você, porque seu empresário lhe garantiu que seria melhor pra carreira dela aparecer no programa de tevê “The Dick Cavett Show”.
Obviamente, ela se tocou de cara da besteira. Acabou escrevendo “Woodstock” num hotel em Nova Iorque, enquanto via notícias do festival e toda aquela doideira que ia ajudar a mudar o curso da música pop – e do comportamento mundial. A música apareceu no seu terceiro disco, “Ladies Of The Canyon”, de 1970.
Não só a música tem uma história bacana, como o Austra tratou de transformá-la numa peça igualmente interessante, já que o original pouco representa pras novas gerações, nos dias de hoje.
O trio canadense implantou elementos eletrônicos na canção e ela acabou ficando moderninha – não necessariamente legal. A cover de “Woodstock” está no lado B do single recém-lançado “Lose It”, carro-chefe do primeiro disco do Austra, “Feel It Break”.
Ouça: