“Ayo” é o quinto disco dos colombianos do Bomba Estéreo, sucedendo “Amañecer”, de 2015. O disco será lançado em 11 de agosto de 2017, via Sony Music em todo o mundo. “Ayo” está envolto em grande esquema promocional, numa aposta mundial da gravadora.
Há reforço pop na proposta musical da banda, com incursões mais dançantes e menos “psicodélicas” em sua cumbia, como já ouvido em “Amañecer”. Aqui, a faixa-título, além de “Química”, “Flower Power” e principalmente “Money Money Money…”, mostram o tom: músicas que embalam bailões, pra requebrar até o chão, quase implorando por remixes ainda mais dançantes.
Mesmo assim, a banda não se descola das raízes que fincaram na música do próprio país, usando instrumentos locais, como a flauta de milo, utilizada na costa caribenha da Colômbia – como no primeiro single, “Duele”, cujo vídeo você pode assistir aqui.
São no total dez canções que podem ser resumidas por uma frase tirada de “Internacionales”, “Yo soy un colombiano, yo soy americano, yo soy un ciudadano del mundo”.
O título do álbum vem de “hayo”, termo indígena que é uma “mistura de ervas e calcário que os nativos da Colômbia mastigam pra aumentar a energia e clareza mental”.
Você pode ouvir o disco na íntegra na página do YouTube da banda, clicando aqui.
01. Siembra
02. Ayo
03. Química (Dance With Me) (com בלקן ביט בוקס)
04. Duele
05. Amar Así
06. Money Money Money…
07. Internacionales (clique aqui pra ver o vídeo)
08. Flower Power
09. Taganga
10. Vuelve