Depois de lançar o ótimo “Omnia”, de 2019 (leia mais aqui), um dos melhores discos do ano (lista completa aqui), o Borealis, de Marco Barbosa, manda “Tele-Funk-En”, seu novo EP.
O disco foi publicado na página do músico no Bandcamp em 13 de julho de 2020.
São apenas três canções, com um total de pouco mais de dezoito minutos. A faixa-título lembrou (bem) vagamente o “Simon Ferocious”, do Mogwai, com uma velocidade mais alta. Mas, bobagem, o disco é exatamente o descrito pelo artista, “um experimento electro-funk simultaneamente nostálgico e futurista”.
Nostálgico oitentista e futurista como aquela década acreditava que o futuro seria.
A abertura de “D-Pop”, emulando New Order, é só uma brincadeira, porque a faixa vai em outra direção, um serrote musical circular, um krautrock desmilinguido e fortificado ao mesmo tempo, feito pra incomodar.
E “Frog Can”, mais uma vez como ele mesmo descreve, “retoma o groove robótico e as colagens de samples“.
“Essas (e outras) facetas musicais serão exploradas no quarto álbum do Borealis, a ser lançado ainda em 2020”, ele avisa.
O trabalho foi escrito, interpretado, produzido, gravado e mixado pelo próprio Borealis, na virada de 2019 pra 2020, numa época em que o mundo ainda era “normal” e tudo estava como havíamos nos acostumado.
A curiosidade de “Tele-Funk-En”, com seu nome engraçadinho (pergunte aos seus pais sobre uma Telefunken), nos leva a um tempo ainda mais “anormal”, de ditadura e sonhos de liberdade e de um país sério.
Com o fim dos anos de chumbo e com um Estado menos cruel, o Brasil começou a se abrir pro mundo. A Telefunken acabou virando piada de velho, a tecnologia passou um trator naquele imaginário desgastado e tudo virou mera nostalgia, sem nenhum sentido maior.
Não, o mundo não era melhor – 2020, sim, é uma desgraça – mas tentávamos ser uma sociedade melhor, embora alguns retrocessos ainda sejam uma realidade. A música do Borealis remete a esse tempo, sem ter a ousadia de pensar um futuro mais seguro, feliz e livre. Deixa estar. Vamos tirar dos nossos tempos o que temos de melhor.
1. Tele-Funk-En
2. D-Pop
3. Frog Can