“Corpvs Mysticvm” é o segundo disco do Creepypasta, banda de Bruno Ribeiro com Matheus Borges, do Nosso Querido Figueiredo. Ele foi lançado em 3 de junho de 2021, cinco anos depois de “Medusa”, o primeiro, de 2016 (ouça aqui na íntegra).
“Nesse novo álbum, que começou a ser gravado em 2017 e foi finalizado em março de 2021”, explica a dupla, em comunicado à imprensa, “não apenas dá sequência às loucuras de ‘Medusa’, como encontra jeitos diferentes de dançar à beira do abismo. Classificado por Borges como um álbum ‘solar’ e apelidado por Ribeiro de ‘banquinho e violão no inferno’, (o disco) aperfeiçoa o diálogo entre o violão de Bruno e os eletrônicos de Matheus, que apresentam aqui uma porção de faixas misteriosas e esfumaçadas”.
É uma definição bem eficiente do trabalho, é preciso salientar. A dupla, porém, acerta mais quando trabalha com o eletrônico, como em “Comida (1)” e “Comida (2)”, e em “Purpurina”, uma bizarra conexão com o Oriente obscuro.
Nas faixas mais “altas”, como “Zumbi”, a boa “Everything Is Paraíba” e a irritante “Estrada Longa E Sem Volta”, há ideias que parecem ter potencial pra ser melhor trabalhadas, mas que só impelem o ouvinte a pular a execução. A faixa-título e “Cachaça” um tanto que emulam um Fellini chapado (lutando contra o sono) e executado em um porão.
“Suspiriorum” é a parte boa do uso do violão no disco. Curta, porém, acaba antes de qualquer aprofundamento (ouça até o susto final).
A dupla utiliza bem a loucura que vibra na cabeça de Borges (e que se potencializa com Ribeiro). Não é um disco pra ficar ouvindo no “repeat”, mas vale a audição, já que a loucura é justamente o que está mais em alta neste Brasil de 2021.
Matheus Borges se encarrega das vozes e eletrônicos; enquanto Bruno Ribeiro ataca de voz e violão. A própria dupla assina a produção, com as faixas compostas pelos dois.
01. Zumbi
02. Everything Is Paraíba
03. Corpus Mysticum
04. Estrada Longa E Sem Volta
05. Comida (1)
06. Comida (2)
07. Can’t Get Over
08. Purpurina
09. Suspiriorum
10. Cachaça
11. Nihil
12. Dorme