Andrew Weatherall não tinha essa aura de popstar, embora merecesse. Pessoal da música eletrônica e, principalmente, os artistas ingleses, em sua maioria, ficavam embasbacados com sua habilidade de desconstruir músicas com guitarras e transformá-las em outro estilo, pra dançar chapado de algo.
Ele morreu hoje, 17 de fevereiro de 2020, aos 56 anos. Sua equipe anunciou assim: “lamentamos profundamente anunciar que Andrew Weatherall, o famoso DJ e músico, faleceu nas primeiras horas desta manhã, segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020, no Whipps Cross Hospital, em Londres. A causa da morte foi uma embolia pulmonar. Ele estava sendo tratado no hospital, mas infelizmente o coágulo de sangue atingiu seu coração. Sua morte foi rápida e pacífica”.
Pra maioria dos apreciadores de música dos anos 1980 e início dos 1990, Weatherall foi o cara que transformou o Primal Scream no que é (vale ler este texto), com a produção do clássico “Screamadelica”, de 1991.
Mas Weatherall fundou o fanzine Boy’s Own no final dos anos 80, antes de se estabelecer como um dos DJs mais importantes da acid house. fez os remixes aclamados de “Hallelujah”, do Happy Mondays, e muitos outros, antes de revolucionar a banda de Bobby Gillespie, pra se tornar um dos melhores produtores de sua geração.
Teve suas bandas também: em 1992, formou o The Sabers Of Paradise, ao lado de Jagz Kooner e Gary Burns, um negócio experimental-eletrônico; e, em 1996, o Two Lone Swordsmen com Keith Tenniswood, lançando música via Warp e mais uma das gravadoras da Weatherall, Rotter’s Golf Club, fundada em 2001.
Entretanto, foi só em 2006, acredite, que ele lançou seu EP solo de estreia, “The Bullet Catcher’s Apprentice” (uma palhinha aqui), seguido do álbum cheio “A Pox On The Pioneers”, em 2009. Mas o negócio dele era ser remixador, produtor e DJ.
Foi o que ele fez até morrer, de um jeito bastante característico. Seus remixes têm identidade. Aqui, abaixo, escolhemos dez deles, de músicas originais baseadas em guitarras, pra entender sua lógica vencedora. Há muito, muito mais exemplo por aí, na Internet.
Aqui, uma amostra da sua genialidade:
MY BLOODY VALENTINE – “SOON”
Original:
—
SAINT ETIENNE – “ONLY LOVE CAN BREAK YOUR HEART”
Original:
—
HAPPY MONDAYS – “HALLELUJAH” (com Paul Oakenfold)
Original:
—
PRIMAL SCREAM – “LOADED”
Original:
—
JAMES – “COME HOME”
Original:
—
NEW ORDER – “RESTLESS”
Original:
—
DOVES – “COMPULSION”
Original:
—
SILVER APPLES – “EDGE OF WONDER”
Original:
—
WOODEN SHJIPS – “CROSSING”
Original:
—
NOEL GALLAGHER’S HIGH FLYING BIRDS – “IT’S A BEAUTIFUL WORLD” (dub remix)
<
Original: