DIA DO ROCK

Ok, é dia 13 de julho.

Escolheram essa data porque foi nesse dia, em 1985, que Bob Geldof organizou o primeiro Live Aid, um dos maiores eventos de rock que se teve notícia. O festival nasceu com a boa intenção de encher o prato dos famintos da Etiópia – e os bolsos do senhor Geldof. Como se sabe, os pratos etíopes continuam vazios. Já os referidos bolsos…

Foram arrecadados 60 milhões de doletas na empreitada, que contou com shows de Adam Ant, B. B. King, Beach Boys, Black Sabbath, Bo Diddley, Bob Dylan, Brian Adams, Bryan Ferry, The Cars, David Bowie, Dire Straits, Duran Duran, Elton John, Elvis Costello, Eric Clapton, The Four Tops, Hall & Oates, INXS (em Melbourne, Austrália), Joan Baez, Judas Priest, Kool & The Gang, Led Zeppelin, Lionel Ritchie, Madonna, Man At Work (em Melborune, Austrália), Neil Young, Paul McCartney, Paul Young, Phil Collins, Pretenders, Queen, Rolling Stones, Run DMC, Sade, Santana, Simple Minds, Status Quo, Sting, Style Council, Thompson Twins, Tina Turner, Tom Petty, U2, Ultravox, Wham! e The Who.

Os shows foram no antigo estádio de Wembley, em Londres, para mais de 80 mil pessoas; e na Filadélfia, para mais de 90 mil pagantes. Além disso, até hoje se trata de uma das maiores transmissões via satélite de todos os tempos (perdendo sempre para eventos como o Oscar, a final de qualquer Copa do Mundo e um ou outro evento olímpico), com 1,5 bilhão de espectadores em mais de 100 países, incluindo este nosso verde e amarelo.

Foi um acontecimento e tanto, mesmo que não se salve meia banda boa das citadas acima. Mas fez história.

E criou-se esse dia sem mais.

Por conta disso, pra comemorar, o Floga-se coloca o clipe de uma das melhores bandas de rock de todos os tempos fazendo cover de outra das melhores de todos os tempos – e ambas não estavam no Live Aid, é claro.

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.