DISCOS (POP) PERDIDOS #1: EMBRACE – THE GOOD WILL OUT

Provavelmente, pouquíssimas pessoas ouviram falar do Embrace. Existe outra banda americana com o mesmo nome, então é fácil de confundir, mas o Embrace em questão é inglês, da cidade de Brighouse, e foi formado em 1993 pelos irmãos Danny McNamara e Richard McNamara. Tem cinco álbuns de estúdio na carreia e “The Good Will Out” é seu precioso álbum de estréia.

Em 1998, o britpop já havia estourado e tomado o mundo. Foi quando o Embrace fez sua estréia. Em 14 de junho de 1998, o disco alcançou o primeiro lugar nas paradas, ficando uma semana no topo (N.E.: antes mesmo de ser lançado, o disco vendeu 500 mil cópias na Inglaterra, se tornando um dos álbuns de estreia que mais rápido atingiu essa marca).

O maior critico da banda, quem diria, é Noel Gallanger. O músico do Oasis disse a um jornal que Danny McNamara precisava de aulas de canto. Danny, por sua vez, respondeu de forma humilde: “Liam Gallagher e Richard Ashcroft têm vozes muito fortes, e a minha é muito mais frágil. Eu faço o meu melhor”.

“The Good Will Out” é um maravilhoso disco de estréia, que mistura raiva do Oasis (fase “Definitely Maybe”), a emoção do Verve e a melancolia dos primeiros anos do Radiohead.

Depois de uma pequena introdução, temos a primeira faixa, “All You good People”, uma convocação a todas as pessoas de bem e dispostas a embarcar na maravilha sonora do Embrace. Outros destaques do disco são “My Weakness Is None For Your Business”, uma verdadeira obra-prima com potencial pra se tornar hino, como tantas canções inglesas dos anos 90.

Ouça “All You good People”:

“Come Back To What You Know” tem uma bela guitarra, e o vocal suave e bonito de Danny McNamara dão o tom melancólico no fim da canção. “One Big Family” é uma tentativa nem tão bem sucedida de ser o Oasis, talvez por isso a crítica de Noel Gallanger. A banda não funciona muito bem com distorções demais, o auge do Embrace está nas melodias.

“Higher Sights” começa com a frase “o silêncio é só o que eu tenho pra te dizer” e é uma singela balada pop com um refrão cortante. O disco segue com outras pérolas como “Retread”, que ganha o ouvinte nos primeiros acordes, seguidos pela voz quase sussurrante de Danny. Se no início do álbum você desconfia que está ouvindo um grande disco, com “Higher Sight” o ouvinte passa a ter certeza.

Vídeo de “Higher Sight”

“I Want The World” é outra faixa que lembra o melhor do auge do britpop, com um pouco menos de distorções e mais melodias. A canção é uma das melhores do disco, seguida pela sutil “That’s All Changed Forever”, que começa com um belo arranjo de piano, no melhor estilo rock inglês seguido de uma letra forte, que diz “I lost half of what I could have been When I realized you weren’t meant for me”.

E “The Good Will Out”, canção que dá nome ao álbum e fecha o disco, é outra bela ao piano, que lembra as faixas mais baladas do Primal Scream na fase “Screamadelica”. No final, um refrão de despedida com um “la La la la la lá” que vai deixando uma saudade imensa do disco.

Ouça “The Good Will Out”:

Depois desse belo álbum de estréia, o Embrace simplesmente sumiu, e só voltou a cena em 2004, com o disco “Out Of Nothing”, que tinha como single a canção “Gravity”, composta pelo frontman do Coldplay Chris Martin, que não esquece seus tempos de iniciante ao lado do Embrace. Pela injustiça do mundo pop, o Embrace nunca chegou ao reconhecimento dos amigos famosos. As duas bandas se encontraram em 2000, quando o Embrace abriu um show do Coldplay na Inglaterra.

Depois do empurrão dado por Chris Martin, parece que o Embrace está de volta. Em 2006, lançou um belo disco chamado “The New Day” e teve resenhas positivas por parte da crítica especializada e dos fãs que não esquecem “The Good Will Out”.

Embrace:
Danny McNamara (vocal)
Richard McNamara (guitarra)
Steve Firth (baixo)
Mickey Dale (teclado)
Mike Heaton (bateria)

Álbum – The Good Will Out
Lançamento – 28 de julho de 1998
Gravadora – Hut Records (Reino Unido) e Geffen (EUA)
Tempo total – 59 minutos e 05 segundos
Produção – Steve Osborne, Dave Creffield e Youth

01. Intro
02. All You Good Good People
03. My Weakness Is None Of Your Business
04. Come Back To What You Know
05. One Big Family
06. Higher Sights
07. Retread
08. I Want The World
09. You’ve Got to Say Yes
10. Fireworks
11. The Last Gas
12. That’s All Changed Forever
13. Now You’re Nobody
14. The Good Will Out

Leia mais:

Comentários

comentários

Um comentário

  1. Realmente uma pena uma banda como Embrace não ter o reconhecimento que merece.Eu adoro esta banda.Alias a Inglaterra é um ninho de maravilhosa musica.Embrace é maravilha,de uma sonoridade incrível

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.