Não era nenhuma novidade. O assunto vinha rondando há muito tempo. Aí, a banda fechou datas no Coachella e outros tantos shows pelos Esteites e tudo se fez realidade. Daí, eis que finalmente ontem John Lydon e companhia colocaram de novo o PIL pra funcionar: nessa quarta-feira, dia 7 de abril, a banda deu uma meia trava no Jimmy Kimmel, na rede de TV americana ABC, e tocou duas músicas. Duas músicas, não, dois clássicos. Foi a primeira apresentação ao vivo desde 1992.
E assim John Lydon vai faturando com suas franquias. Primeiro foi o Sex Pistols, com uma série de shows há dois anos. Chegou a vez do PIL.
Eu vi o show do PIL em São Paulo, em 1987, no Anhembi. Era o auge. Pra um guri, aquilo era demais! Agora, mais de vinte anos depois, é claro que é caça-níqueis, mas e daí? Ninguém há de reclamar.
“This Ain’t A Love Song”:
“Rise”:
E Lydon ainda dá uma de como funciona o mercado hoje, em entrevista à Billboard: “Não temos retaguarda – sem gravadora, sem patrocinadores, nada do tipo… O único jeito da gente ganhanr uma grana é saindo em turnê, daí a gente pode fazer um disco novo. É mais ou menos como quando o Sex Pistols foi pro saco: eu tive que raspar todo o dinheiro do meu bolso. Não mudou muita coisa desde então”.