EINSTÜRZENDE NEUBAUTEN LANÇA TURNÊ COMEMORATIVA DE 30 ANOS

Pra quem achava que os alemães estavam aposentados, eis uma boa notícia.

Na verdade, aposentadoria nunca houve. O mais recente disco da banda é “Alles Wieder Offen”, de 2007. Mas eles nunca tiveram muito espaço na mídia, inclusive a dita “alternativa”, mesmo que Blixa Bargeld tenha uma longa trajetória ao lado do Nick Cave – e podem parecer “sumidos”. Besteira.

Mas acho que o anúncio de agora é importante, porque ao invés de despertar a banda da aposentadoria, inventando uma desculpa qualquer, o Einstürzende Neubauten entra na sua turnê comemorativa de 30 anos em plena atividade, percorrendo boa parte da Europa, além do Canadá e dos Esteites (pois é, esquece a Terra das Bananas). É uma comemoração justa.

O Einstürzende Neubauten, pra quem estava em outra galáxia ultimamente, é o quinteto que praticamente inventou a música industrial, nos anos 1980. Aqui, barulheira pouca é bobagem, metal on metal, como cantou bem os conterrâneos do Kraftwerk: furadeiras, serras elétricas, bate-estacas, britadeiras, liquidificadores e afins são instrumentos recorrentes.

Segundo a assessoria da banda, serão dois eventos em cada cidade. No primeiro, a banda solta o braço, no seu show típico. Paralelamente, haverá uma “experiência íntima multidisciplinar”, que quer dizer exibições de fotografia, exposições workshops e até shows-solo de alguns integrantes.

O Einstürzende Neubauten vale sozinho por um festival inteiro.

Pra celebrar, o vídeo de “Nagorny Karabach”, do citado disco de 2007 (hã… tem legenda em inglês e é bem calminha, pra ninguém se assustar, ok?)

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.