O Arcade Fire é quase uma unanimidade. Quase. Mas para o pessoal do FANFARLO, esse “quase” não existe: o Arcade Fire é o máximo.
Eles são um “coletivo” (eu também odeio esse termo… mas vá lá) de Londres, Inglaterra. É uma verdadeira enciclopédia de instrumentos que se ouve em suas canções: acordeão, clarinete, saxofone, trumpete, violinos, guitarras, baixo, bateria tocada com escovas e outras vezes de maneira bem bruta, bandolim e por aí vai. O resultado é um art-rock bem ao estilo Arcade Fire. Bem parecido – e isso é legal, por que não?
Eles são Amos Memon (bateria) Cathy Lucas (violino e outras coisas similares), Justin Finch (baixo), Leon Beckenham (trumpete) e Simon Balthazer (vocais). Cinco é um coletivo. Ok.
A banda ficou conhecida graças aos primeiros singles que circularam pela Internet com fervor: “Talking Backwards” (de 2006), “You Are One Of The Few Outsiders Who Really Understands Us” (de 2007), “Fire Escape” (2007) e principalmente “Harold T. Wilkins” (de 2008). Acabaram no SXSW deste ano, em março, tocando para poucas, alegres e entusiasmadas pessoas. Os shows vieram na sequência do lançamento do primeiro disco, gravado em novembro de 2008 mas que saiu semana passada, em 6 de abril. Chama-se “Reservoir”.
Dos singles citados acima, infelizmente, só “…Outsiders…”, o melhor deles, não está no disco. Há uma versão muito boa da música no My Space da banda. Busque. Ouça.
Há coisas interessantes na banda, que a fazem ser mais do que uma imitação bacana do Arcade Fire. As músicas são engenhosas de tão simples, com a leveza e a doçura para uma noite tranquila, ouvindo no seu iPod, tomando uma no sossego… “I’m A Pilot” é uma boa “trilha de filme independente”. “Luna” dá uma chegada rápida nos anos 80, com efeitos no vocal e melodia grudenta. “Fire Escape” tem barulhinhos e uma orquestração deliciosa, um momento pop agradável (ignore os assobios no final).
Pra resumir, é fácil: são músicas cativantes. Nada originais, mas cativantes. Talvez seja essa a palavra. Quem se importa?
Baixe o disco, ouça a música, veja a bela capa (que traduz muito da música). O serviço taí:
01. I’m A Pilot
02. Ghosts
03. Luna
04. Comets
05. Fire Escape
06. The Walls Are Coming Down
07. Drowning Men
08. If It Is Growing
09. Harold T. Wilkins
10. Finish Line
11. Good Morning Midnight
Como diz o NME, “se você está pacientemente esperando o novo disco de Grizzly Bear, vai fundo nesse”.
Na playlist, tem “Fire Escape” e ainda coloco aí embaixo um vídeo de “You Are One of The Few Outsiders Who Really Understands Us”, a famosa “Outsiders”, que não está no disco. O vídeo foi dirigido pelo ex-guitarrista da banda Mark West e é bem engenhoso.
Divirta-se, porque é divertido mesmo.