Agora é o momento de se repetir: a FireFriend é uma das melhores bandas brasileiras da atualidade. Mas este disco não é “da atualidade”, é com músicas de quatorze, doze anos atrás.
A própria banda explica: “entre 2006 e 2008, nós gravamos dezenas de músicas em português, enquanto procurávamos nosso próprio som. Woodsky foi nosso primeiro baterista; entramos em um estúdio sem ele conhecer as músicas e gravamos ‘Wolta’ e ‘Nylon’ nos primeiros takes, além de outras onze faixas, todas no mesmo dia”.
“Foi esse material que capturou a atenção do baterista Pablo Oruê. Quando ele chegou, meses depois, nós consolidamos uma banda pronta pros muitos shows que viriam nos menores e mais sujos inferninhos de São Paulo. Gravamos mais de trinta faixas com o Pablo, e nesta compilação estão ‘Puro Anoitecer’, ‘Novembro E Você’, ‘Yurystatic’, ‘Anti-Heróis & Aspirinas’, ‘Galla’ e ‘Incêndio Na Paisagem’. O remix de ‘Roubando Carros’ foi feito pelo incrível Black Gold 360 (Simon Sixsmith) de Utretch, Holanda”, segue a banda, no texto que acompanha o disco em seu Bandcamp.
“Aurora”, como o nome indica, é o nascimento da FireFriend. O casal Julia Grassetti e Yury Hermuche estão ali desde o começo e hoje soa ainda mais gostoso a dupla cantando em português, hipótese que sumiu nos ótimos discos de uns anos pra cá – o mais recente é “Avalanche”, de 2019 (ouça aqui).
Não só pela língua pátria, mas é curioso o tatear do grupo ao som que se mostra hoje bem maduro e encorpado e viagens sonoramente lisérgicas. É o caso de “Wolta”, “Nylon” e “Galla”, a melhor dessa leva. E da deliciosa “baladinha” “Yurystatic”.
E, sim, o remix “dançante” de “Roubando Carros” devia tocar em rádios por aí, se ainda houvesse rádio que desse bola pra guitarras.
O interessante de “Aurora”, porém, é ver que embora a banda tenha evoluído pro som encorpado e muito particular de agora, se tivesse ficado exatamente como o apresentado nesta coletânea, ainda conseguiria se destacar.
Em outras palavras, é o que sempre foi, só lapidado e mais brilhante.
“Esta compilação é um retrato daqueles primeiros anos de muitas aventuras, roubadas e otimismo. Impulsionados por estas músicas, nós nunca mais paramos de produzir, e gravamos mais uma dezena de discos desde então. Talvez esta coletânea seja uma viagem interessante pelo tempo e pelo espaço”, conclui.
É, sim.
1. Puro Anoitecer
2. Wolta
3. Novembro E Você
4. Nylon
5. Roubando Carros (Black Gold 360 remix)
6. Yurystatic
7. Anti-Heróis E Aspirinas
8. Galla
9. Incêndio Na Paisagem