Gilmar Monte, o Gimu, se mudou do Espírito Santo pro Rio Grande do Sul há um tempo e “Veiled”, seu segundo disco lançado pelo The Committee For Sonic Research (selo que mandou à vida essa outra pérola do Gimu), tem as três últimas canções feitas no estado do Sudeste.
Mudanças de cidade são sempre impactantes. O estilo de vida, a pressa, o cotidiano, as expectativas, tudo se altera. No caso da música de Gimu essa impacto não é tão sentido – se você ouvir com atenção os muitos trabalhos lançados por ele em 2017. Não até esse momento. De sua sensibilidade sonora tudo pode-se esperar, entretanto é certo que seus três longos temas expostos aqui são cria da mesma mente que se capacitou a pintar paisagens musicais delicadas e imersivas, tanto quanto intrigantes.
“Veiled” é dado como o encerramento definitivo de um ciclo, mas ele faz parte desse ciclo tanto quanto o pontapé inicial. Se a música de Gimu é pra ele uma forma de ocupação terapêutica, ela então sempre serviu ao mesmo propósito.
Delicadamente, como sempre, Gimu vai envolvendo o ouvinte com sua mágica, trazendo uma outra dimensão. Ele não sabe porque chamou o disco de “Veiled” (“espero um dia entender porque chamei assim”), mas pode ser por conta da ciência que ele tem da própria arte: ela envolve com a delicadeza de “Sun Dappled Cascade” ou com o caos de “Sun Dappled Cascade”, mas envolve. Sentimo-nos abraçados.
“Veiled” foi lançado em 1º de fevereiro de 2018, via The Committee For Sonic Research, co composição, produção, execução e mixagem de Gimu, e masterização de Dental Drill at The Patisserie.
1. Behind The Veil
2. Sun Dappled Cascade
3. Ether Glide