GRAND ARCHIVES

Nunca fui muito de músicas que têm assobios. Parece bossa nova demais pra mim. Mas O GRAND ARCHIVES tem outras músicas, que são boas – e onde ninguém assobia.

Antes de mais nada, uma historinha. Havia uma banda chamada Carissa’s Weird, criada em 1995. Em 2003, depois de oito anos sem muito sucesso, com raros fãs, a banda foi pro saco e seus integrantes resolveram fazer o que desse na telha. Assim, dois deles, os guitarristas Mat Brooke e Ben Bridwell montaram o Band Of Horses, que você conhece bem e é uma das preferidas aqui do Floga-se.

Depois de “Everything All The Time”, Mat Brooke se encheu de novo e saltou fora, fazendo Bridwell ter que procurar dois nomes para dar continuidade ao BOH e lançar o bom “Cease To Begin”, em 2007. O Band Of Horses continua firme e forte.

Por outro lado, Mat Brooke resolveu montar sua própria banda e ser o manda-chuva. Em Seattle, EUA, ano de 2006, surgiu o Grand Archives, formado com o baixista Jeff Montano, o guitarrista Curtis Hall, o faz-tudo Ron Lewis e o baterista Thomas Wright.

Os assobios têm motivo de ser. Apesar da banda ser bastante parecida com o Band Of Horses (ouça “Swan Matches”), eles ampliaram as influências para um pouco mais do que só os Eagles e Crosby, Stills, Nash & Young, e passaram a mostrar um pouco de Belle & Sebastian (é só ouvir “Miniature Birds”).

Não, eles não são hippies ou coisa que o valha.

Nessa terça-feira, dia 19 de fevereiro, pela Sub Pop (ela mesma!), eles lançaram o primeiro disco, “The Grand Archives”, onde aparecem pelo menos duas pérolas, a primeira “Torn Blue Foam Couch” e “Sleepdriving”, que mostra um pouco de loucura no meio de tanta ternura. Tente passar pela mais ou menos “Index Moon”, bem maleta. O resto é bastante aprazível.

Ouça “Tonr Blue Foam Coach”:

Ei-lo:

01. Torn Blue Foam Couch
02. Miniature Birds
03. Swan Matches
04. Index Moon
05. George Kaminski
06. A Setting Sun
07. Breezy No Breezy
08. Sleepdriving
09. Louis Riel
10. The Crime Window
11. Orange Juice

grandarchives-thegrandarchives

Pra você ouvir com sua tchutchuca e impressioná-la, assim que você conseguir uma.

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.