Se você é daqueles que gosta de Sparklehorse e não foi muito com o último disco deles, o GREAT NORTHERN pode ser uma boa compensação. Não tem todas as esquisitices dos autores do genial “It’s A Wonderful Life”, mas o primeiro disco, recém-lançado, “Trading Twilight For Daylight” (maio de 2007), se aproxima bastante.
A banda é de 2004 e foi formada por Solon Bixler (guitarra e vocal), Rachel Stolte (pianos e vocal) – os fundadores e amigos de longa data -, além de Davey Latter (baterista) e Ashley Dzerigian (baixista). Eles são americanos, mas pelo som não dá para dizer que nasceram na ensolarada Los Angeles, California. A primeira do disco, “Our Bleeding Hearts”, como o nome indica, é angustiante. O resto segue a mesma linha.
O Great Northern tem a virtude de usar instrumentos pouco usuais em musica pop e realmente conseguir fazer música pop. É trilha de novela, em momentos românticos do casal principal; é trilha de filme independente; é indie pop, dessas que você já está acostumado a ouvir; é uma boa surpresa, é fácil de ouvir e de gostar.
Além do Sparklehorse, talvez pelos vocais de Rachel Stolte seja possível lembrar de Joy Zipper (ouça “Home”). A música é grande, das boas. Vai nessa? Pra baixar:
01. Our Bleeding Hearts
02. Just A Dream
03. Home
04. Telling Lies
05. Low Is A Height
06. City of Sleep
07. A Sun A Sound
08. Into The Sun
09. The Middle
10. Babies
Pra entender, ouça “Just A Dream”: