“Gustavo Jobim mora no Rio de Janeiro, mas seu universo é na Alemanha dos anos 70”, avisa o texto oficial do disco “Meio-Dia”, que o artista lançou dia 6 de novembro de 2017, via Sinewave, “inspirado diretamente pela cena experimental alemã de bandas como Kraftwerk, Neu!, Faust, Tangerine Dream”.
Ao ouvir a primeira das três canções do disco, a quilométrica faixa-título, é capaz de acontecer exatamente o que sugere o texto: a mente ser transportada pra Alemanha engatinhando tecnologicamente na música e dando ao mundo uma nova visão (ou alternativa) de exploração sonora. Não é pouco, por certo, embora a música de Jobim soe por demais condescendente e reverente.
“Meio-Dia” é o décimo-nono trabalho do músico, um completo outsider, que não se ajoelha pra turminhas e concessões do descriterioso mudinho subterrâneo. Ele segue produzindo. O trabalho anterior, “Dezoito”, de 2016, passou como deve passar esse, ao largo dos ouvidos que deveriam estar mais atentos, mas só se abrem quando provocados pelos termos atuais – mídias sociais, e-mails, presentes etc.
Se, como ele diz, “Meio-Dia” é um “meio de carreira”, podemos esperar muito mais por aí. Jobim não deve desistir, apesar de ser quase possível imaginar alguma frustração pelo exercício de tentar e não ser ouvido. Suas teclas e texturas eletrônicas “retrô” (perdoe-me pelo termo) não são sutis, elas rasgam passagem, são como um trem moderno-de-primeira-geração, já ultrapassado, mas que carrega, reformado, toda a nostalgia de um tempo de experimentos e esperançoso de conseguir alguma mudança significativa pra humanidade.
E, veja, essa humanidade, ao que parece, ainda não explodiu esplendorosa, como se imaginava. Nos seguidos retrocessos cotidianos que presenciamos, olhar pra trás imaginando um futuro diferente ainda pode uma boa saída. Tempo pela frente temos de sobra.
Todas as canções foram compostas, executadas e produzidas pelo próprio Gustavo Jobim, que tocou um Korg Electribe MX, Roland XP-30 e Waldorf Blofeld.
Pra baixar a obra gratuitamente, vá ao site da Sinewave, clicando aqui.
1. Meio-Dia
2. Pirâmide
3. Eterno Retorno