O Teenage Fanclub sempre foi uma bandaça. Daquelas honestas. Quando estiveram no Brasil, em 2005, foi possível comprovar o quão simples são suas músicas e o quão boa é a banda (ainda mais abrindo pro Pixies!). Bom, não é novidade para ninguém saber disso, é claro.
Tô falando isso porque tava ouvindo uns cds deles dia desses. Nunca é demais ouvi-los. E um dos que eu presto menos atenção é o disco com o Jad Fair, “Words of Wisdow And Hope”, de 2002. Não porque seja ruim, mas é porque não é essencialmente um Teenage Fanclub. É um disco do Jad Fair, com o Teengae Fanclub fazendo o fundo melódico. São canções simples, com o blá-blá-blá poético característico de Jad Fair, considerado um gênio não reconhecido, capaz de fazer mais músicas em cinco minutos do que os Ramones. Até o Yo La Tengo, que produz num bom ritmo, gravou com ele. Deve ter sido o disco mais rápido da história.
No do Teengae Fanclub, é uma pérola após a outra. A melhor, “Crush On You”, com seus pouco mais de sete minutos, dá a medida da voracidade verbal do rapaz. Só que antes, o disco apresenta “Behold The Miracle”, que começa com um órgão um tanto, digamos, gospel (que volta com força total na espetacular “You Rock”). Grande música. Grudenta, embora sem refrão: a melodia é que não vai sair da cabeça. “I Feel Fine” é quase preguiçosa, quase Lou Reed em “New York”. Aí temos “Near To You”, mais acelerada, mais “feliz”, mais dançante, se é que podemos dizer isso. É uma típica canção Teenage Fanclub, sem os vocais da banda. “Smile” é lenta e “só” boa. E por aí vai.
A lista das músicas está aí embaixo. Não precisa baixar: o disco foi lançado no Brasil! Esse vale a pena, porque dá para entrar em contato com um artista um tanto estranho e desconhecido, como Jad Fair, americano totalmente underground, poeta, na ativa desde os anos 70.
Há quem não goste dele com paixão. Pudera, com esse perfil que acabei de pintar dele, eu talvez torcesse o nariz também. Definitivamente, ele não é uma unanimidade (isso não é bom?). Seus vocais desafinados podem irritar os desavisados. Só que, ainda assim, vale: por trás tem o Teenage Fanclub, oras. Só ouvindo mesmo, claro. Quem gosta do Teenage (e de Lou Reed: ouça “Love Will Conquer”), pode comprar – e gostar.
Ao menos, experimente.
1. Behold The Miracle
2. I Feel Fine
3. Near To You
4. Smile
5. Crush On You
6. Love Will Conquer
7. Power Of Your Tenderness
8. Vampire’s Claw
9. Secret Heart
10. You Rock
11. Love’s Taken Over
12. Good Thing
Ouça “Near To You”: