Kevin Brezolin começou seu Kbyte Workextra, em disco, no finalzinho do ano passado, com o lançamento do EPzinho de três faixas “Droga Feita Em Ksa” (clique aqui pra ouvir). Meses depois, outro EPzinho, também de três faixas, “Dream Materia”, reforçando o prazer apresentado em dezembro.
A bem da verdade, o que cativa aqui é a primeira música, “1991”, “uma carta sonora sobre fazer 30 anos e leva no nome o ano de nascimento do artista”.
“É sobre ter paciência, não desistir de sonhar, ser leve e abraçar a sombra, caminhando junto dela em meio a esse caos de trajetos possíveis”, disse ele, em comunicado à imprensa.
Ter trinta anos é uma lembrança distante demais pra mim. Já foi-se, há tempos. Mas lembro-me perfeitamente das inseguranças que Brezolin expõe aqui e me diz muito pouco, porque sei que vão passar, com o andar dos anos. Entretanto, “1991”, bem como “Chorinho”, poesia falada, fechando o EP, são atraentes sonoramente, deliciosas e tão passageiras quanto deve ser uma música pop-jovem (mesmo pretensiosa) e as agruras de certas fases da vida.
Esqueça o rapzinho “Imagem Bobagem” e vá direto ao trecho final, com a poesia de Nilson de Oliveira, “Abismo”, de arrebentar o coração: “Quero absorver intensamente toda a tristeza do mundo. As esperanças não alcançadas, os filhos que não nasceram, o pranto de mães desconsoladas. Quero sentir profundamente toda a dor. A dor de não ter amor, não ter paz, não ter futuro. Pelo trabalho rotineiro de cada dia, a comida sem graça e fria, a desigualdade, a injustiça, o olhar distante, toda a dor da infelicidade. Quero aguardar a catástrofe silenciosamente, com o meu cansaço estafante e descomedido, pelo excesso das palavras, das mentiras, das ilusões, dos pesadelos, tantos.O horizonte se distanciando… longe… longe. Quero chorar muito… quero chorar muito, sem nenhum constrangimento, sem parar, sem parar. Quero ser tragado pela realidade e me esconder na sombra da minha insignificância, para que num momento distante – se houver – eu possa despertar para um mundo agradável e melhor”.
Brezolin tem rodagem como produtor artístico e compositor (na Zanzar, entre muitos outros), mas “Dream Materia” é mais uma boa maneira de mostrar suas qualidades dele, com ele, por ele.
1. 1991
2. Imagem Bobagem
3. Chorinho