“Dissidência/Desencanto” foi o primeiro EP de Pedro Oliveira (I Buried Paul) como Olvra (ouça e leia aqui), e agora temos “Desordem/Descensão”, segundo EP da alcunha Olvra.
Lançado em 1º de outubro de 2021, o disco tem as duas faixas do título (como o anterior) e foi gravado em Berlim, onde Oliveira residente há anos.
Talvez ele construa mais pra frente um álbum com tais EPs, criando uma unidade, porque são EPs irmãos, embora neste ele admita um som mais grave, mais pesado e mais nebuloso. Entretanto, é também sedutor como o anterior, onde, repito, o prazer não está em apreciar exata e diretamente a obra, mas tê-la ao redor, senti-la em outro modo que não o físico.
Embora neste caso, a escuridão observada por Oliveira, a desordem e o atraso explicitam mais o estar no ambiente político atual brasileiro, o que claramente angustia o artista. Não que um cenário mais harmônico democraticamente podasse os anseios do artista, talvez não, mas o atual inspira uma apreensão realmente mais pesada e mais nebulosa.
Assim como no primeiro EP, a criação e execução das duas faixas são de Pedro Oliveira. A mixagem e a master são de Igor Souza no Mitra Recs, São Paulo.
1. Desordem
2. Descensão