Em 9 de abril de 2021, Pedro Oliveira, o I Buried Paul, lançou um novo projeto, chamado Olvra (de Oliveira, claro), pela sempre esperta Sinewave Label, com o EP “Dissidência / Desencanto”.
Duas músicas (no Bandcamp, uma versão diferente da primeira) e Oliveira reaparece em suspense, desde “Neplanta”, disco mais recente do I Buried Paul, de 2017 (leia e ouça aqui).
O brasileiro residente em Berlim consegue em dez minutos abduzir o ouvinte com seu som, digamos, misterioso – “o Elson (da Sinewave) descreveu como ‘Earth encontrando Massive Attack’ e eu achei uma boa descrição”.
Pra além de esforços de encaixar o som em alguma prateleira, o Olvra consegue do ouvinte a atenção necessária à criação, o que nesse caso é uma proeza digna de Laurence Olivier, que dizia às suas parceiras em cenas íntimas: “de antemão, peço desculpas se eu ficar excitado e também peço desculpas se eu não ficar”. O galanteio mais em cima do muro a ser cunhado nas lendas de Hollywood serve pra músicas como as do Olvra (e de tantos outros) cuja atenção não é o mais importante, como o é pra músicas pop.
“Dissidência / Desencanto” são faixas que levam o ouvinte a um prazer que não está em apreciar exata e diretamente a obra, mas tê-la ao redor, senti-la em outro modo que não o físico. Nisso, Oliveira foi bastante eficiente.
A criação e execução são de Pedro Oliveira. A mixagem e a master são de Igor Souza no Mitra Recs, São Paulo.
1. Dissidência
2. Desencanto
3. Dissidência (Falha) (Bandcamp exclusive)