“A vida acontece muito rápida nos dias de hoje. O que um cantor e compositor faz quando os eventos continuam desafiando a maneira como vemos o mundo? Antes de termos tido a chance de digerir algo, outro evento vem para nos desestabilizar novamente. Eu tenho criado músicas nos últimos doze meses, mas sem tempo pra juntar tudo num álbum devido a outros projetos, então decidi começar a soltar as faixas à medida que elas ficaram prontas. Como sempre, eles são minha maneira de tentar entender o que está acontecendo”, escreveu Billy Bragg em seu site oficial sobre a nova “The Sleep Of Reason”.
“‘O Sono Da Razão Produz Monstros’ (em inglês, ‘The Sleep Of Reason Produces Monsters’, veja aqui) é o nome de uma gravura criada em 1799 pelo artista espanhol Francisco Goya. O título me atingiu em cheio ao tentar entender os eventos do ano passado. As mentiras e a arrogância da campanha do Brexit em nosso referendo da UE foram ecoadas e ampliadas pela campanha presidencial de Donald Trump. Somente ao restaurar a empatia e a razão, podemos esperar derrotar as monstruosas forças do nacionalismo e da falsidade”, continuou.
Billy Bragg nunca foi um cara de “deixar pra lá”. É daqueles artistas que não se omitem e precisam falar, se posicionar, dar o seu recado. “The Sleep Of Reason”, criada após ver o quadro de Goya no Museu do Prado, em Madri, Espanha, é uma típica canção voz-e-violão de Bragg e é a primeira de uma série que ele pretende soltar nos próximos meses.
Ouça e veja o clipe-letra criado por Marc Woodhouse: