Lá se vão dez anos desde que “The Trials Of Van Occupanther”, segundo disco do Midlake, foi lançado. Na inútil opinião desta revista eletrônica, é um dos cinco melhores discos do novo século. Com honras.
A banda ainda contava com Tim Smith nos vocais e já havia mostrado ao mundo, no disco anterior, “Bamnan And Slivercork” (2004), uma interessante mistura de Fleetwood Mac e Radiohead; mas aqui, numa rara felicidade de unir composições pegajosas, melodias cheias de melancolia e frieza, reflexivas e letras delirantes, chegou ao seu ápice.
A versão original do disco oferta onze músicas, mas várias edições nacionais (como a americana, a italiana, a japonesa e a australiana) trazem faixas bônus, angariadas principalmente da fase “Bamnan And Slivercork”.
Agora, a Bella Union, etiqueta que lançou a obra originalmente, em comemoração à primeira década de aniversário do disco, coloca no mercado (em 28 de outubro) um edição comemorativa com duas faixas inéditas, “Festival” e “The Fairest Way”. Essa última você ouve abaixo.
Ambas são sobras de estúdio de “Van Occupanther” e se encaixam melhor no espírito do álbum do que as faixas-bônus das várias edições nacionais.
Ouça “The Fairest Way” – note que a capa que aparece no player abaixo é a capa da edição comemorativa: