As eleições estadunidenses de 2020 estão chegando e, aparentemente, há uma grande chance de tirar do cargo o atual ocupante, o vil Donald Trump – ok, a troca não parece ser muito promissora, já que Joe Biden está mais pra um Geraldo Alckmin do que pra um Bernie Sanders, mas qualquer coisa parece ser melhor que Trump.
O canadense Neil Young se engajou totalmente nessa campanha pra tirar Trump do poder na próxima eleição.
Mais um movimento do músico: reeditar sua canção de 2006 (do disco “Living With War”), que citava o ex-presidente Barack Obama e Ex-Secretário de Estado Colin Powell durante o governo de George W. Bush (e que depois apoiou Obama pra presidência) pra uma versão 2020 que convoque um líder de fato.
Os versos reinventados são vários, mas esses são o âmago da questão:
Yeah, we had Barack Obama
and we really need him now.
The man who stood behind him
has to take his place somehow.
America has a leader
building walls around our house.
He don’t know black lives matter
and we got to vote him out.
A música foi apresentada em suas Fireside Sessions, gravada na casa de Neil Young, durante a quarentena da pandemia de Covid-19.
Além disso, ali anunciou um novo EP, chamado “The Times”.
“Convido o presidente a tocar essa música em seu próximo comício”, disse Young na descrição do clipe. “Uma música sobre os sentimentos que muitos de nós temos pela América hoje, faz parte do ‘The Times’, um EP que sairá em breve da Reprise Records, minha casa desde 1968”.
Compare as duas versões aqui: