“The Breaking Hands” foi lançada originalmente no “Mother Juno”, do Gun Club, em 1987. É aquele produzido por Robin Guthrie, do Cocteau Twins. Dá pra entender a grande diferença pro classsicão “Fire Of Love”, de 1981.
Jeffrey Lee Pierce, líder do Gun Club, morto em 1996 (aos 37 anos), era um cidadão inquieto, explosivo, dando ao country mais vida ao injetar a rudeza do punk. Em “The Breaking Hands”, porém, com a ajuda de Guthrie, soou grandioso, épico, pós-punk pra caramba.
Eis que a escolha de Nick Cave e Deborah Harry pra fazer essa cover é perfeita. Só com um piano e algumas cordas, a dupla de vozes consegue dar mais emoção ainda à canção, algo que nem o próprio Guthrie conseguiu. A versão ficou belíssima, emocionante.
Ela está na coletânea “The Journey Is Long – Jeffrey Lee Pierce Sessions Project”, que será lançada nos Esteites, dia 30 de março de 2012, com grana da venda indo direto pra Jeffrey Lee Pierce Foundation, que ensina música e cuida de crianças carentes em Los Angeles.
Nick Cave ainda canta outra faixa da coletânea, “City In Pain”.
Ouça:
Curioso é que na nessa coletânea Mark Lanegan e Isobel Campbell acrescentam guitarra e maior fidelidade ao Gun Club com a cover da mesma música. Vale ouvir também a versão (mais fiel):
Por fim, compare com a original: