“Eu vivo no estado / com o maior registro / de suicídios no Brasil”, canta o Nosso Querido Figueiredo no single “Eu Vivo No Estado Com O Maior Registro De Suicídios No Brasil”, lançado em 18 de agosto de 2017 no seu Bandcamp.
Matheus Borges, o Nosso Querido Figueiredo, mora no Rio Grande do Sul.
A afirmação não é sensacionalismo. Desde o começo da década, a imprensa nacional tem tratado dessa tragédia (leia aqui, por exemplo). A média do estado em 2014 era de 10,2 suicídios por cem mil habitantes. A média brasileira era de 4,8 (em 2016, uma matéria da Galileu apontava que a média brasileira era de 6,0 suicídios pra cada cem mil habitantes).
Borges trata o assunto com uma canção até singela. Não é soturna, tem mais uma sonoridade low-kraut, por assim dizer, hipnótica e circular. E a letra é irônica ao mostrar o que as pessoas se atrevem a dizer que são conquistas de “qualidade de vida”: “mas você deve estar pensando / que cara mais sortudo / ele tem de tudo / até um shopping center / do lado de sua casa”.
Em vários trechos, o vocal acelera pra caber a métrica, num exercício que o autor diz está experimentando: “tô tentando explorar métricas pouco usuais”.
O lançamento anterior do NQF foi o single “Para Vencer Na Vida Não Precisa Ser Rebelde” (ouça aqui).
Ouça a música (clicando no link do player, é possível acompanhar a letra):