“Excesso (Denise Ferreira da Silva)” é a primeira faixa liberada do álbum “Orí”, o décimo primeiro da dupla Radio Diaspora, que será lançado ainda em 2022, pelas mãos sempre atentas da Brava.
Denise é a socióloga e escritora carioca citada por Romulo Alexis (trompete, flautas, percussões, voz e eletrônicos) e Wagner Ramos (bateria, eletrônicos e samples).
“Em seus textos, palestras-performances e colaborações cinematográficas, Denise Ferreira da Silva se opôs a figuras de pensamento e modos de ação que são continuamente autorizados pela genealogia do Iluminismo e do pensamento moderno ocidental, dando sequência à sua constituição”, segundo uma entrevista publicada com ela em 2019 (eis o original e aqui a tradução autorizada).
“Essa tradição ocupa uma posição de norma dominante, apesar de existir uma genealogia crítica igualmente forte, que delineia o tipo de violência sistêmica por ela configurada a partir das teorias e de uma política pós-colonial e descolonizadora (não só) pro discurso sobre a arte e (suas) teorias do presente”, segue. “Como Ferreira da Silva argumenta, essa tradição tem sido essencial pra subjugação racial dos povos indígenas e dos/as negros/as. Ela serviu como pré-condição pra escravidão e o colonialismo, levando à continuidade da violência racial. Ainda hoje, após décadas de resistência, o mundo é testemunha de injustiças extremas”.
Ouça aqui: