O nome da banda é pomposo: PALE YOUNG GENTLEMEN. Bacana.
De Madison, Wisonsin, Iunaitedi Isteites, eles começam a aparecer para o mundo, um pequeno mundo é verdade. Eles são o que a imprensa tem a mania de chamar de “coletivo”, um termo que horroroso para se determinar uma banda. Mas ok, é “moderno”, é como se eles vivessem todos em uma comunidade igualitária, não gostassem das coisas do dinheiro, fossem assim, assim, assim… meio hippies, dividissem camas, chuveiros e baseados, falassem “véi” ao invés de “cara” ou “meu”, fossem fissurados por teatro e autores soviéticos, cabaré, e, para resumir, fossem inteligentes. Um “coletivo” é diferente de uma “banda” por causa disso.
Mas o Pale Young Gentlemen, formado em 2004 pelos irmãos Michael e Matt Reisenauer e pelo multiinstrumentista Brett Randall (piano, bateria e guitarra), faz pelo menos algumas músicas bem boas. Logo depois entraram Andrew Brawner no baixo e a violoncelista Elizabeth (Liz) Weamer. Esse é o “coletivo” que gravou o primeiro disco da banda, “Pale Young Gentlemen”, de 2006, lançado por conta própria. Mas nos shows, o “coletivo” aumenta: entram Beth Morgan, Derek Powell, Matt Pickart e Gwen MIller.
O som do PYG lembra Arcade Fire, lembra Clap Your Hands Say Yeah (uma das melhores músicas chama-se “Clap Your Hands”), com um toque irritantemente teatral em boa parte das canções. “Um lance assim meio cabaré, saca, véi?”, eles diriam.
Ouça “Clap Your Hands”:
Mas é preciso dizer que suas músicas, como “Fraulein”, “Clap Your Hands”, “Saturday Night”, “Up North” e “Single Days”, têm harmonias bastante interessantes, pretensamente complexas, mas de simplicidade pop. Michael Reisenauer é uma grande vocalista também (embora o termo “interpretar” seja bem sério para ele).
Talvez falte ao PYG menos pretensão. Viraria uma ótima banda e não um mero “coletivo”.
Pra baixar, é fácil, já que lançar por aqui é algo quase impossível:
01. Fraulein
02. Me & Nikolai
03. Saturday Night
04. My Light, Maria
05. Clap Your Hands
06. Up North
07. A Shadow On The Wall
08. As A War
09. An Appeal To St. Peter
10. Single Days