RESENHA: OZU – THE DOWNBEAT SESSIONS VOL. 1 EP

“The Downbeat Sessions Vol. 1” incorpora a longa tradição da música eletrônica que teve seu principal expoente, claro, no Portishead e em toda cena inglesa nos anos 1990.

A música do quinteto de Cotia, São Paulo, varia da minuciosa exuberância à melancolia, introduções geniais que se dissolvem em outra batida etérea quando o instrumental acompanha a voz de Juliana Valle.

Como debute, “The Downbeat Sessions Vol. 1” mostra uma banda bem à vontade com seus recortes sonoros enquanto impõem variações próprias, não apenas reciclando suas ideias como modificando elementos externos. Eu honestamente fiquei eufórico na primeira vez que ouvi a banda, a ponto de – ainda no final da segunda faixa. “Temple” – ter enviado inbox pra outros tantos muito amigos perguntando se eles já haviam ouvido. Muitos fizeram a associação óbvia com Portishead, mas também ficaram surpresos com a capacidade das canções redirecionarem-se dentro da mesma estrutura, impondo repetições e mínimas variações que progridem em conjunto.

Ouvindo mais atentamente, no entanto, aos poucos percebi a maneira que a produção dos beats do OZU diferenciam-se daquelas bandas da Inglaterra. O elemento hip-hop é mais nítido e guia os outros instrumentos, as batidas pontuam muito mais do que a “abstração” constante nos conjuntos ingleses (em “Just Deserts”, a última faixa, eu realmente questionei-me se não havia um defeito nos meus fones de ouvido que deixavam, aparentemente, o som da gravação mais “analógico”).

Desde o deslumbre inicial aos intricados elementos da gravação e a incrível voz de Juliana, o OZU promete ser um dos grupos mais impressionantes do Brasil em um EP cuja única falha é ter apenas dezoito minutos.

1. Old Friend
2. Temple
3. Alone In Town
4. Just Deserts

NOTA: 9,5
Lançamento: 13 de abril de 2017
Duração: 18 minutos e 57 segundos
Selo: Mono.Tune Records
Produção: Ozu

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.