“Spare Ribs” é o décimo primeiro disco da dupla Sleaford Mods. Sai dia 15 de janeiro de 2020, pelas mãos da Rough Trade. Chega um ano e pouco depois de “Eton Alive”, disco de 2019 (clique aqui pra conhecer).
Jason Williamson disse em entrevista que “Spare Ribs” procura enviar uma mensagem mais política, de revolta contra o sistema: “as nossas vidas são dispensáveis pra maior parte dos governos, são secundárias sob um sistema que se rege pelo dinheiro”.
Apesar do discurso, o Sleaford Mods nunca se assumiu uma “voz do povo periférico” de Nottingham, sua casa, na Inglaterra.
Mas “Spare Ribs” tem a ginga, a agressividade, as gírias e o escracho que a banda vem mostrando desde o primeiro disco, independente e autointitulado, de 2007.
O primeiro esforço pra trabalhar o disco é com “Mork N Mindy”, faixa que tem a participação de Billy Nomates, uma desbocada que lançou seu primeiro disco em 2020, “Billy Nomates” (que você pode ouvir aqui na íntegra – vá especialmente a “No”, com uma letra dedo-na-ferida, e a “Supermarket Sweep”, com participação de Williamson).
“Mork N Mindy” tem um clipe dirigido por Ben Wheatley, da nova versão de “Rebecca – A Mulher Inesquecível” (único Hitchcock a ganhar um um Oscar de Melhor Filme, em 1940). Williamson aparece no filme durante o baile de máscaras.
Há mais participação especial no disco. Amy Taylor, a xaropeta e explosiva vocalista do Amyl And The Sniffers está em “Nudge It”.
O álbum foi gravado em confinamento, “em uma furiosa blitz de três semanas no estúdio JT Soar, em julho de 2020”.
A produção é da própria dupla.
01. The New Brick
02. Shortcummings
03. Nudge It (com Amy Taylor) (clique aqui pra ver o vídeo)
04. Elocution
05. Out There
06. Glimpses
07. Top Room
08. Mork N Mindy (com Billy Nomates)
09. Spare Ribs
10. All Day Ticket
11. Thick Ear
12. I Don’t Rate You
13. Fishcakes