Quer dizer, a música não é exatamente do Simple Minds, embora tenha sido gravada originalmente pelos escoceses em 1985, após recusas de Billy Idol e Brian Ferry. A canção é de autoria de Keith Forsey e Steve Schiff.
Forsey ganhou um Oscar pela letra de “Flashdance… What a Feeling”, no ano anterior (do filme “Flashdance – Em Ritmo de Embalo”, de 1983, dirigido por Adrian Lyne), e Schiff era guitarrista da Nina Hagen. Não eram boas credenciais, definitivamente. De modo que até mesmo o Simple Minds recusou gravá-la de imediato, mesmo sendo uma banda desconhecida e iniciante.
A história mostrou que estava todo mundo errado. A música é um verdadeiro clássico oitentista, todo mundo sabe – e ninguém discute. E trocenteas mil versões já foram feitas dela (inclusive pelo Billy Idol).
Vinte e sete anos depois, os ingleses do Spotlight Kid, que lançaram em 2011 o soberbo “Disaster Tourist” resolveram fazer também uma versão pra “Don’t You Forget About Me”. Ficou macabra, gótica, estranha. Mas a melodia está lá, até mesmo os “la-la-laaaa”. Uma curiosidade e tanto.
Se eu escutasse sem a devida identificação iria dizer que era mais um trabalho escondido do Slowdive que acabou de ser achado.