No dia 22 de maio de 2017, uma explosão matou vinte e duas pessoas, algumas crianças, e feriu outras vinte perto da Manchester Arena, onde acontecia o show da estrela adolescente Ariana Grande. Apesar disso, o líder do The Fall, Mark E. Smith, diz que “Victoria Train Station Massacre” nada tem a ver com o massacre.
A canção faz parte de “New Facts Emerge”, disco que a banda coloca no mercado em 28 de julho de 2017, via Cherry Red, o mesmo selo que lançou os discos mais recentes do grupo inglês, “Ersatz GB” (2011), “Re-Mit” (2013) e “Sub-Lingual Tablet” (2015).
A canção foi composta muito antes do terrível acontecimento, bem como a arte do disco já estava pronta quando do massacre. O título refere-se mais apropriadamente a outro atentado ocorrido na mesma estação, que fica em frente à Manchester Arena, em 1991, assumido pelo IRA.
Esse é, segundo algumas contas, o trigésimo segundo disco do grupo, que aqui é Mark E. Smith (vocal), Peter Greenway (guitarra, sintetizador, vocal de apoio), David Spurr (baixo, melotron, vocal de apoio) e Keiron Melling (bateria). A produção é assinada por Smith e Melling, e a masterização, por Andy Pearce, parceiro de longa data do The Fall. São onze canções no total.
Ouça na íntegra:
Eis a capa e a lista de músicas:
01. Segue
02. Fol De Rol
03. Brillo De Facto
04. Victoria Train Station Massacre
05. New Facts Emerge
06. Couples vs Jobless Mid 30s
07. Second House Now
08. O! ZZTRRK Man
09. Gibbus Gibson
10. Groundsboy
11. Nine Out Of Ten