O Floga-se é um blogue pobre. Pobre de marré-marré, que não tem dinheiro nem pro metrô, quanto mais pra uma passagem de ida e volta pra Austin, no Texas, Esteites, onde começou essa semana (oficialmente hoje) o South By Southwest, a maior manifestação cultural do mundo, sem exageros (com cinema, palestras, performances teatrais e circenses, festas e mais festas – haja festa! – e muito show de muitas bandas – muuuuitas bandas!). É pra deixar louco qualquer um que goste de música.
Sem poder ir até lá, in loco, é claro que o Floga-se fica meio deslocadão nesse período de 12 a 21 de março, mas aproveita os blogues-amigos, as revistas eletrônicas, os sites e tudo o mais pra ficar informado das boas promessas que aparecerão pelas dezenas de palcos de Austin.
Assim, indico alguns links pra você pular até lá e ler e ver o que rola. Nos próximos dias, muita coisa deve pintar aqui por conta desses shows: bandas novas, shows de bandas bacanas, curiosidades e tudo o mais. Mas, tá certo, só se eu tiver paciência.
Vê aí:
UOL no SXSW: é em português, escrito por Mariana Tramontina. Mais ou menos, mas você vai entender, se o seu inglês for tão vazio quanto o meu bolso. Pra ler, clique aqui.
Blogue da rádio KEXP: apresenta bandas novas que valem ser ouvidas. É preciso correr a barra de rolagem, porque o blogue fala de outras coisas além do evento. É aqui.
KCRW: a rádio fez um especial muito bom sobre o festival, com entrevistas, vídeos exclusivos e quase em tempo real, além de acompanhamento via Twitter. O famoso programa “Morning Becomes Eclectic” terá edições ao vivo de lá (e que coloco aqui no Floga-se o mais rápido possível). Vale à pena (clique aqui). Veja abaixo, por exemplo, o vídeo do Fanfarlo tocando “Luna”:
WOXY: outra rádio que está alocada de corpo e alma em Austin. Suas famosas “Lounge Sessions” terão bandas do festival. As mais bacanas, na minha opinião, coloco aqui no Floga-se. Mas você não precisa da minha opinião, certo? Clique aqui.
Consequence of Sound: o blilhante e divertido blogue tem até uma festa lá (junto com o maravilhoso The Music Slut), apresentando grandes bandas. A lista é enorme, então clique aqui agora.
NPR: aqui a coisa é séríissima (não que os citados acima não sejam), mas há muito show em streaming pra você ouvir logo depois que acabou ou, muitas vezes, durante os shows. Se perca, literalmente, nessa massiva cobertura, clicando aqui. E que tal começar ouvindo o show completo, de mais de 40 minutos, do Walkmen? Clique aqui, então!
Spin: a revista não brinca em serviço com esse mega especial, que até tripudia dos pobres mortais mostrando onde se pode comer e beber do bom e do melhor no furacão do festival. Seja masoquista, tenha paciência e vai lá, clicando aqui. Aproveite e baixe um “cd” com as 50 bandas participantes que a revista indica (tem muita coisa boa que você já viu aqui no Floga-se). Pra baixar, é aqui.
Luxury Wafers: O renovado site alternativo, que tem muito “ao vivo” legal, tem um especial dentro das suas limitações (provavelmente financeiras) que merece ser acompanhado. Esses caras têm faro pra banda nova boa que não é brincadeira… Clique aqui.
Pitchfork: acho que eu nem precisava colocar esse aqui, mas vá lá, é o Pitchfork, certo? Curto e direto, vá ao guia do site, clicando aqui.
RCRD_LBL: o mega-ultra-gigante blogue de downloads entrou nessa também, mas nem precisava, afinal ele está sempre à frente quando se trata de bandas novas. Embora o site prefira a quantidade à qualidade, com uma boa garimpada sempre se descobre coisa boa. Há muito download de bandas que participam do SXSW. Garimpe aqui.
The Alternate Side: cobertura completa bancada sempre pela rádio WFUV e uma das melhores. Fotos pra caramba e dicas de bandas legais. Clique aqui e veja.
Current: a rádio pública de Minnesota tem vários showcases no SXSW e por isso é bom acompanhar. No festival desde 2006, a rádio está ao lado de muita banda desconhecida, que pode fazer sua cabeça. Entre aqui.
The Music Slut: é o blogue que mais cresce e tem seguidores no Twitter, justamente porque é curto e grosso, vai direto ao assunto, sem muita lenga-lenga (como o Floga-se insiste em ter…). O blogue vai colocando em suas páginas tudo o quanto é possível colocar do festival e normalmente são vídeos, entrevistas, sons, downloads… Tudo meio aleatório, caótico, mas vale. Muito. Veja aqui.
Site oficial do SXSW: claro, não podia faltar. Mas lá você vai ficar louco por não poder participar disso tudo. Por sua conta e risco emocional e psicológica, clique aqui.
Há muito mais, é claro, mas eu preferi indicar só os blogues mais ixxxxpertos. Ainda tem outras rádios, jornais (vá atrás dos jornais locais!) e blogues e mais blogues. Você só fica por fora se quiser.