Foi em 14 de janeiro de 1978. São Francisco, Esteites. Na plateia, acredite, apenas 5.500 pessoas. A febre disco dominava a cena, TV, cinema, rádios… O Sex Pistols poderia ser considerado punk na essência, ainda hoje: eles batiam de frente.
Mas o negócio já era ganhar (muito) dinheiro, graças a Malcolm McLaren. O gênio difícil do cidadão somado ao do vocalista Johnny Rotten (hoje Lydon) criou uma turbulência que faria, quatro dias depois, implodir a banda. McLaren demitiu Rotten e tudo foi pro saco, virou história e uma fábrica de ganhar dinheiro e gerar processos pra todo lado. Nessa hora, Sid Vicious estava no hospital, recuperando-se de uma quase fatal overdose de heroína.
O fim da banda era inevitável. Não fosse esse o último show, não tardaria a outro ganhar tal título e entrar pra história. Em 11 de outubro de 1978, Sid Vicious foi preso, acusado de ter matado a facadas a porra-louca da sua mulher, Nancy Spungen. Solto, graças à gravadora abrir a mão e pagar a fiança, 24 horas depois, em 2 de fevereiro de 1979, Sid Vicious morreria de overdose.
Esse registro não é inédito. Há muita coisa espalhada pelo YouTube tirada desse show. Mas na íntegra, assim, não havia visto ainda. Um bocado de gente começou a postar o vídeo completo, de mais de uma hora de duração.
Já começa com a estupenda “God Save The Queen”. Se há um deus qualquer, que ele salve a memória do Sex Pistols!
Setlist
01. God Save The Queen
02. I Wanna Be Me
03. Seventeen
04. New York
05. E.M.I.
06. Belsen Was A Gas
07. Bodies
08. Holidays In The Sun
09. Liar
10. No Feelings
11. Problems
12. Pretty Vacant
13. Anarchy In The U.S.A.
BIS
No Fun (The Stooges cover)