Qual a diferença de uma câmera profissional pra essas que você, eu e toda a humanidade usamos em máquinas fotográficas, celulares e laptops? O Pearl Jam responde. E de uma forma criativa.
Esse vídeo divulgado no canal oficial da banda no YouTube foi filmado em Berlim, a partir de um laptop. A qualidade é sofrível, mas capta de tal forma a emoção de estar no show que vale não só pela curiosidade. É um vídeo e tanto! Claro que a música ajuda. Embora a “crítica especializada” tenha torcida o nariz, acho “Backspacer” um grande disco e essa “Unthought Know” uma das melhores músicas dele.
A música é emocionante e empolgante – e talvez qualquer vídeo ficaria emocionante ou bom por causa dela. Mas ao ver a plateia pulando daquela forma não dá pra negar: eu queria estar no show do Pearl Jam!
E que se danem os puristas!
Não vá jogar fora seu laptop, nem sua máquina fotográfica; nem se faz necessário processar os fabricantes. O Pearl Jam não vai chamá-lo pra fazer um vídeo profissional, fique tranquilo, como se pode ver aqui: uma câmera profissa faz isso que o Peal Jam fez pra “Amongst The Waves”.
—
Agora… Veja como o vídeo foi feito. Repare no cidadão com o laptop. Ele é o “operador da câmera”, Len Skaapp. O diretor é Wes C. Addle e a ideia partiu da cabeça de Bernard Shakey:
Parece fácil, mas acredite… só parece. Vai segurar o laptop o tempo todo da música sem balançar…