YEAH YEAH YEAHS – COOL IT DOWN

yeah-yeah-yeahs

Yeah Yeah Yeahs anunciou o quinto disco da carreira, “Cool It Down” – sim, apenas o quinto, dado que nos últimos nove anos de carreira, a banda não lançou nada. A obra é a primeira desde “Mosquito”, de 2013 (leia mais aqui).

“Para todos que esperaram, nossos queridos fãs, obrigado, nossa febre de contar voltou, e escrever essas músicas veio com seu quinhão de calafrios, lágrimas e euforia quando a dor passa e a verdade é revelada”, disse Karen O., em um comunicado. “Não preciso dizer o quanto passamos nos últimos nove anos desde nosso último álbum, porque você também passou por isso, e nós amamos você e vemos você, e esperamos que você sinta as sensações das músicas que fizemos. Sem fugir das sensações, ou recuar do que está nos prendendo a todos esses dias. Então, sim, nós tomamos nosso tempo”.

“É realmente inspirador ver o processo das melodias e letras de Karen chegando até ela, ali mesmo”, afirma o guitarrista Nick Zinner. “Tipo, ‘que porra é essa, de onde veio isso?’. Quando isso a atinge, é a coisa mais incrível”.

Elogio que ela retribui: “o olhar no rosto de Nick quando isso acontece… Eu sei que estou em alguma coisa porque posso dizer que está atingindo-o em algum lugar em sua alma. Estamos fazendo isso juntos há tanto tempo, e há momentos em que a música vem de deus-sabe-de-onde, e parece que há uma mudança na qualidade do ar, na atmosfera, como quando está prestes a chover”.

Apesar disso, Karen não ficou parada nesses nove anos, você sabe. Em 2019, lançou o elogiado “Lux Prima”, com Danger Mouse, e fez a trila-sonora de “À Procura De Anne Frank” (“Where Is Anne Frank”, de Ali Folman), em 2021. Já Nick lançou “A New Wave Of Violence”, disco so supergrupo Head Wound City, em 2016, e colaborou em uma penca de projetos de uma penca de artistas.

E ainda teve a pandemia pra atrasar qualquer plano de volta aos estúdios, embora tenha sido nesse período que começaram a maturar um novo disco: “eu estava tendo sonhos, como tenho certeza de que muitas pessoas estavam durante o início da pandemia e dos bloqueios, de lugares em que estive”, disse Karen. “Sonhos de cidades que visitamos juntos nos últimos vinte anos, seja Byron Bay ou Paris se misturando com o México – meu cérebro estava me levando a todos esses lugares. E eu senti, pela primeira vez, ‘e se não conseguirmos fazer isso de novo? sempre poderemos sair na estrada e fazer shows, que sempre poderemos fazer mais música quando quisermos. E tendo passado pelo trauma coletivo do que experimentamos, eu realmente queria entrar em uma sala juntos e tocar, e ver o que nosso subconsciente iria liberar depois de todo esse tempo”.

Então, em 2021, com a flexibilização (e as vacinas), Karen e Nick puderam se reunir novamente e planejar algo que viria a ser “Cool It Down”, o quinto disco do Yeah Yeah Yeahs. “Começamos a tocar música e isso veio à tona”, lembra Karen.

Seu colaborador de longa data Dave Sitek, que ela considera “basicamente um quarto membro do Yeah Yeah Yeahs”, compartilhou algumas faixas que ele havia deixado de lado, incluindo a estrutura de “Spitting Off The Edge Of The World”, que viria a ser o primeiro single e o primeiro vídeo promocional, e Karen se conectou com isso imediatamente.

“Quando ouvi a linha de abertura, parecia uma cachoeira. “David Bowie veio à mente imediatamente. Sitek era realmente amigo de Bowie, e parecia que ele estava sintonizando essa frequência de arte. E então, quando eu estava escrevendo as letras e a melodia, era com quem eu estava tentando sintonizar também. Porque eu nunca tentei evocar Bowie antes. Mas ele se foi agora, e há um grande buraco”.

E foi aí que veio Mike Hadreas, o Perfume Genius: “Mike realmente tem um pouco de Bowie nele”, diz Karen. “Ele foi literalmente a primeira e única pessoa que veio à mente para isso”.

Veja o vídeo dirigido por Cody Critcheloe (que fez a capa de “Fever To Tell”) pra “Spitting Off The Edge Of The World”:

O disco tem oito faixas e, segundo Karen, é chamado de “Cool It Down”, por conta de “uma música menos conhecida do Velvet Underground”. Ela explica: “disse a Alex Prager, cuja foto enfeita a capa do nosso disco, que a imagem dela fala de temas abrangentes na música e resume como eu, Karen, me sinto existencialmente nestes tempos! Mas há sempre mais na história. É assim que nossa nova história começa”.

O lançamento é dia 30 de setembro de 2022, pelas mãos da Secretly Canadian. A produção é da banda e de Dave Sitek, que co-produziu praticamente todos os discos do Yeah Yeah Yeahs.

1. Spitting Off The Edge Of The World (com Perfume Genius)
2. Lovebomb
3. Wolf
4. Fleez
5. Burning
6. Blacktop
7. Different Today
8. Mars

yeah-yeah-yeahs-cool-it-down

Leia mais:

Comentários

comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.