Yo La Tengo lança o EP “Sleepless Night” em 9 de outubro de 2020, pelas mãos da Matador. É um EP com apenas uma música original, “Bleeding”, e cinco coveres.
Pra se ter uma ideia, a primeira é “Blues Stay Away From Me”, do Delmore Brothers, pioneiros da música country (ouça a original aqui).
Há ainda The Byrds (a louca e deliciosa “Wasn’t Born To Follow”, ouça a original aqui), Ronnie Lane (“Roll On Babe”), Bob Dylan (“It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry”) e The Flying Machine (“Smile A Little Smile For Me”).
Segundo Ira Kaplan, “‘Wasn’t Born to Follow’ foi gravada por Gene Holder como parte das sessões que resultaram em ‘Stuff Like That There’ (2015, vá aqui). Dave Schramm está na guitarra solo. Tenho certeza de que ouvi a música dos Byrds pela primeira vez quando minha mãe me levou com um grupo de amigos pra ver ‘Easy Rider'”.
Ouça a versão do Yo La Tengo pra música dos Byrds:
Kaplan faz uma ressalva importante: “Ronnie Lane não escreveu ‘Roll On Babe’, mas é a versão que estamos tocando. James gravou em Hoboken. E essa música estava entre as canções que Georgia tocou quando djzamos no Asia Society” (ouça aqui).
De fato, “Roll On Babe” foi escrita por Derroll Adams e Lane (do Small Faces e do Faces) fez a versão mais conhecida.
Outro destaque está na capa. A arte é bastante incensada pela banda.
É de autoria do japonês Yoshitomo Nara. O lançamento segue a estreia da exposição individual de Yoshitomo Nara do Los Angeles County Museum of Art (LCMA).
A bem da verdade, o disco surgiu por causa dele.
“Conhecemos Yoshitomo Nara em 2003, o víamos em suas mostras de arte e em nossos shows”, diz Kaplan. “Fizemos um DJ set numa estréia na Asia Society e, em outra ocasião, ele fez um desenho de Georgia me estrangulando em um estojo de lápis que se tornou um dos bens mais valiosos da Georgia até que foi roubado dela. Pra tornar o catálogo de sua exposição de 2020 no LACMA mais pessoal, surgiu a ideia de incluir um disco com algumas das canções favoritas de Nara como parte de uma edição de luxo. Fomos solicitados a fornecer um lado do disco (e que uma faixa fosse uma nova composição), com o outro lado sendo outras seis músicas selecionadas por Nara, em suas versões originais. Aqui estão as seis canções com as quais contribuímos pro disco do LACMA, escolhidas em colaboração com Nara”.
1. Blues Stay Away From Me
2. Wasn’t Born To Follow
3. Roll On Babe
4. It Takes A Lot To Laugh, It Takes A Train To Cry
5. Bleeding (clique aqui pra ouvir)
6. Smile A Little Smile For Me